sexta-feira, 30 de março de 2012

PROJETO - UMA DELÍCIA  DE PÁSCOA!

JUSTIFICATIVA


Os ovos de Páscoa têm uma tradição secular. Em 1630, os fiéis passaram a oferecer ovos aos vigários de suas paróquias. E a tradição dos ovos enfeitados existe, pelo menos desde o século IV, como comprovam escavações arqueológicas. Não se sabe ao certo quem primeiro pensou em fazer os ovos de páscoa em chocolate, mas há informações de que foram os alemães.
A idéia, no entanto, foi aprovada com entusiasmo pelos brasileiros.
Embora nosso consumo anual de chocolate no país, seja cerca de 900g/hab./ano (entre os suíços, por exemplo, é de 10 kg), por ocasião da páscoa, somos líderes absolutos no mundo inteiro.
Nosso consumo é de 50 milhões de unidades de ovos de páscoa, o que equivale mais ou menos a 100 mil toneladas de chocolate.
Por sinal que a história do chocolate também está cheia de curiosidades.
Sua matéria-prima, o cacau, foi descoberta pelos astecas, que acreditam que o Deus Qualtzalcoatl trouxera suas sementes do céu.
Cerca de 600 a . C. os maias obtinham do cacau uma bebida fria e espumosa a que chamavam Tchocolat.
Em 1802, foi aprovada por Cristovão Colombo, mas foi Fernão Cortez quem levou para a Europa o conhecimento que as tribos primitivas tinham do cacau e do chocolate.
E só no final do século XVII o chocolate, até então considerado afrodisíaco, deixou de ser um privilégio reservado para os governantes e os soldados.
Então, democratizou-se e ganhou o mundo.
Resta lembrar que a forma do ovo explica-se porque ele contém a vida e, para que a ave nasça, é preciso romper-lhe a casca.
Tal como aconteceu com Jesus Cristo na Ressurreição, quando Ele levantou a pedra do sepulcro e renasceu para sempre.

Tendo em vista essa informação, buscando através desse projeto trabalhar com os alunos organizando um trabalho dinâmico, interessante e acima de tudo interdisciplinar.

OBJETIVOS:

-          Inserir no aluno a idéia da realização do trabalho em grupo;
-          Possibilitar discussão sobre a forma correta de confeccionar o ovo de páscoa;
-          Buscar a interdisciplinaridade de conteúdos e atividades.
-          Elaboração de novas receitas.



ESTRATÉGIAS:

A oficina do Ovo da Páscoa, tem como culminância um trabalho diversificado e que deverá atingir várias atividades riquíssimas em conhecimento.
Partindo da interação de conteúdos podemos trabalhar da seguinte forma:

·         PORTUGUÊS e MATEMÁTICA:
-   Trabalhar a receita da confecção do ovo de páscoa:
-          Ingredientes: quantidade (kg, gr, litro, tamanho, etc.);
-          Preço dos ingredientes;
-          Análise da receita,
-          Forma correta da execução da mesma;
-          Relatório de como foi confeccionado os ovos, etc.
-          Estudo da ortografia de palavras ainda desconhecidas;
-          Uso do dicionário, para esclarecer algumas dúvidas, quando da interpretação da receita;
-          Resolução de problemas, envolvendo o consumo de chocolate entre as pessoas;
-          Diferença de consumo de determinados países;
-          Cotação de preço dos ovos de páscoa;
-          Produções de texto, etc.

·         ENSINO RELIGIOSO:
-          Trabalhar o significado da Páscoa em nossa vida;
-          Redigir orações referentes à Páscoa;
-          Estudo de passagens na Bíblia, onde se faz referências à Páscoa, etc.
-          Descobrir qual a relação existente entre Coelho/Ovos e Páscoa, etc.

·         EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
-          Trabalhar com confecção de fitas, cartões e embalagens para o os ovos;
-          Ornamentar a sala de aula e a escola com cartazes referentes ao trabalho realizado;
-          Desenho das diversas formas de ovo de páscoa;
-          Colagem e recortes; etc.

·         CIÊNCIAS:
-          Trabalhar a higiene do local onde se vai fazer os ovos de páscoa;
-          Fazer uma comparação entre o chocolate e os demais alimentos;
-          Discutir os problemas que o excesso de doce pode causar aos dentes e ao organismo;
-          Horário correto de se comer doces; etc.

* HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
-          Localizar no mapa (Alemanha) país onde primeiro se utilizou dos ovos de páscoa;
-          Procurar informações sobre Astecas e Maias;
-          Entender a história da origem do ovo de páscoa; etc.


RECEITA DO OVO DE PÁSCOA:

Ingrediente: Chocolate em barras.
Material usado: Forma de ovo de páscoa (tamanho médio ou pequeno), tabuleiro, papel laminado, microondas, colher.
Modo de fazer: Pique o chocolate em pedacinhos. Coloque o chocolate picado no microondas por 30 segundos, retire e mexa, depois por mais 30 até  derreter por completo. Após o chocolate ter derretido, coloque-o, ainda mole, dentro das forminhas. Coloque as forminha no congelador. Assim que endurecer, passe uma outra camada de chocolate e leve novamente ao congelador, vire as forminhas de cabeça para baixo no tabuleiro (dar uma batidinha no fundo das forminhas). Pegue uma metade e junte à outra e envolva com chocolate derretido. Deixe por alguns minutos e depois  embrulhe em papel chumbo.

Logo após, passa-se um outro papel colorido, amarrando as pontas com fitas coloridas e os cartões.

Terminando a confecção dos ovos, faz-se a distribuição entre os alunos, e aí começa a comemorar a Páscoa.

AVALIAÇÃO

Buscar a interação de conteúdos favorece muito à aprendizagem dos alunos. Através dessa prática, com o trabalho executado, esse projeto visa enriquecer todas as atividades, levando o aluno a adquirir noções de economia, higiene e até mesmo, da divisão de trabalho, ou seja, a função de cada um na confecção dos ovos.

O trabalho poderá ser realizado com classes individuais ou em parceria com outras classes, o que facilitará o trabalho, tendo as professoras com orientadoras, assistentes e facilitadoras no desempenho do projeto.

A “Escola Ideal”, é isso: levar o aluno a realizar as tarefas e compreendê-las, podendo ser capaz de levar essas informações e esse aprendizado à família e à comunidade em que vive.

Podemos afirmar, que “só se aprende a fazer, fazendo”, e cremos que, ao final, dessas atividades, os alunos estarão prontos para realizar o mesmo em casa, ou até mesmo, criar novas situações, para que possamos criar novos projetos.



FONTE DE PESQUISA: Revista Amae Educando. N.º 241- Ano XXII
OFICINA DE CHOCOLATE

Chegou o grande dia! Os alunos ficaram super empolgados ao verem Ovos de Páscoa serem confeccionados. Os pequenininhos descobriram como são colocados os "segredinhos" dentro dos ovos...

Olhem só as carinhas!!!











terça-feira, 27 de março de 2012



Essa turma está numa FELICIDADE só!!!

A turma do 2º ano fez uma bela homenagem ao aniversário de Nossa Cidade


ARTE - Atividades com palitos de picolé




Material utilizado: EVA, palito de picolé e botão


Material utilizado: caixinha de leite, palitos de picolé, tinta guache e desenhos para decorar.

ARTE - Borboletinha


Material uitlizado: rolinho de papel higiênico, papel color set, palitos de churrasco e canetinhas para decorar

ARTE - Tartaruga de garrafa pet



Material utilizado: garrafa pet, molde de tartaruga, papel cartão e lápis ou canetinhas para decorar.

NOSSA 1ª MOSTRA PEDAGÓGICA FOI UM SUCESSO!!!




 






 
















As blusas que os alunos estão vestindo foram confecionadas nas oficinas de pintura em tecido. Eles amaram os trabalhos!

domingo, 25 de março de 2012

 1ª Mostra Pedagógica do "MILLENE"
Dia 27/03/2012
No turno da manhã estará aberta para visitação a partir das 10h. e 30min. e à tarde a partir das 16h.
Venha ver as Artes que estão no blog e muito mais.


ARTE - Pintura em tecido



Cauã, aluno do JIII


Gabrielly, aluna do JII

Material uitlizado: camisa branca, radiogrifias para montar as telas, pincel e tinta para tecido
ARTE - Cofrinho com decoupage



Maria Júlia e Kaio, alunos do 4º ano
Material utilizado: Cofrinho de MDF, tinta a base d'água, cola branca e papéis para decoupage

ARTE - Recorte e colagem


Richard, Nina Flor, Layla e Rayanne, alunos do JI
Mateial utilizado: papel cartão, cola branca e bolinhas de papel crepon


Ryan, aluno do JI
Material utilizado: papelão, tinta guache, cola branca e bolinhas de papel crepon para decorar

ARTE - Pirulito de Palhacinho



Paulo e Angelo, alunos do 1º ano

Material utilizado: EVA, tinta dimensional, cola e pirulito


ARTE - Palhacinho com prato descartável


Ana Carolina e Alessa, alunas do 1º ano


Material utilizado: prato descartável, cola, palito de picolé, EVA e tinta dimensional.

ARTE - porta-treco



Arthur Dias, aluno do 4º ano


Material utilizado: caixa de leite, cola, recorte diversos e verniz geral

ARTE - Palhacinho


Alice, aluna do 2º ano

Material utilizado: rolo de papel higiênico, papel laminado, lã e cartolina

Arte - Florzinha de garrafa pet


Ana Carolina, aluna do 3º ano

Material utilizado: Garrafa pet, palito de churrasco, durex colorido, cola colorida, tinta dimensional  e EVA

ARTE - Peixinho de garrafa pet


Bia, aluna do 3º ano


Sara, aluna do 4º ano

Para confeccionar esse peixinho foi utilizado um molde de peixinho, papelão e dois fundos de garrafa pet de 2l. Ele também pode ser feito com garrafa de 600ml.


ARTE -Porta retrato



Mariana, aluna do 5º ano


Para confeccionar esse porta retrato foi utilizado papelão e conchinhas encontradas em nossa Praia.

Representação da cidade de Campos dos Goytacazes


Para essa atividade de arte foi utilizado papel color card, jornal e tinta dimensional alto relevo

quinta-feira, 22 de março de 2012

 Essa turminha do jardim III gosta muito de posar para a foto!!!




 Porta retrato com palitos de churrasco!!!


 

 Trabalho com dobraduras!!!
 Está ficando lindo!!
 Turminha animada!!
Trabalhando com decoupage em porta retratos!!!
Decorando as camisas do projeto "Eu faço arte e evito desperdício"!!