segunda-feira, 25 de março de 2013

FILME SOBRE BULLYING

O tema do nosso 1º bimestre é Como encarar o bullying e selecionamos o filme SEMPRE AMIGOS para ser trabalhado com nossos alunos. O filme é linnddoo!!!


Sempre Amigos
Sinopse


Maxwell Kane (Elden Henson) é um garoto de 14 anos que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Quando Kevin Dillon (Kieran Culkin), um garoto que sofre de uma doença que o impede de se locomover, se muda para a vizinhança eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas à sua volta.



SE VOCÊ TIVER UM TEMPINHO VALE APENA ASSISTIR!

PROJETO CARAS E CORES

Os trabalhos desenvolvidos estão ficando maravilhosos!
 Veja algumas imagens apresentadas logo no início do projeto para que os alunos refletissem sobre as diferenças existentes em nosso país. 


















Todos nós deixamos nossa contribuição para a humanidade!


quinta-feira, 21 de março de 2013


SPA, a síndrome do pensamento acelerado - por Augusto Cury

  LIVRO -   Treinando a Emoção para ser Feliz
...

"Criamos sociedades complexas, construímos diálogos, produzimos ciência, porque somos uma espécie pensante. Ser uma espécie inteligente nos trouxe enormes vantagens, mas o exercício inadequado da atividade do pensamento trouxe enormes problemas, tais como guerras, discriminações, crimes, injustiças sociais. Não bastassem os problemas de fora, a atividade inadequada do pensamento trouxe transtornos internos. Um desses problemas é a síndrome SPA, a síndrome do pensamento acelerado. A síndrome SPA é uma síndrome que descobri ao longo de minhas pesquisas.

O pensamento tem de ter uma velocidade produtiva adequada para propiciar saúde emocional. Se essa velocidade está aumentada, ela pode causar uma série de sintomas, tais como irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de vazio existencial.

A síndrome SPA provoca sintomas mesmo que os pensamentos não tenham conteúdo perturbador. Ela é epidêmica, atinge grande parte da população mundial. Ela é gerada pelo excesso de estímulos produzidos pela imprensa escrita, pela mídia, pela ciência, pela educação, pelo trânsito de informações e preocupações nas relações sociais.

Uma edição como a do Jornal New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar durante toda a sua existência no século XVII nos EUA. Trilhões de informações são produzidas anualmente. Precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo.

O excesso de estímulo gera uma hiperexcitação da leitura da memória que produz uma hiperaceleração dos pensamentos, que por sua vez gera uma hiperexcitação da energia emocional, fechando assim o ciclo da síndrome SPA. Esta síndrome é geradora da ansiedade. Algumas doenças podem produzi-la, mas, atualmente, ela tem sido produzida como uma doença isolada desencadeada pelo ritmo alucinante e estressante do mundo moderno.

A característica básica dessa síndrome é que as pessoas não desligam suas mentes, não desaceleram seus pensamentos. O humor fica flutuante e irritadiço. Freqüentemente sofrem por antecipação. Costumo dizer que fazem o velório sem ter o morto. Os problemas não aconteceram, mas elas já estão angustiadas por eles. Freqüentemente se cobram excessivamente.

Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a síndrome SPA. Raramente um executivo não a tem. Eles são ótimos funcionários, se doam mais para a empresa do que seus próprios proprietários, mas são péssimos para si mesmos. Não cuidam de sua qualidade de vida. Muitos têm humor flutuante. Num momento estão no Pólo Norte; noutro, no Saara. A tranqüilidade e a irritabilidade nunca estiveram tão próximas.

Outra característica básica da síndrome SPA é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar demais, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro, energia esta que deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante. Muitos procuram médicos para checar se têm alguma doença. Os médicos, desconhecendo essa síndrome, pedem uma série de exames desnecessários.

Os portadores da síndrome SPA lutam para conquistar algo, mas quando conseguem, logo perdem o prazer. Eles amam o desafio, mas não sabem desfrutar do pódio. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação. Contudo, não têm uma emoção contemplativa e estável, pois ela é continuamente torpedeada pela avalanche de pensamentos que eles produzem.

Embora tenha citado vários sintomas da síndrome SPA, gostaria de destacar quatro: pensamento acelerado, fadiga excessiva, flutuação do humor e dificuldade de contemplar o belo nos pequenos estímulos da rotina diária. Dois desses sintomas já caracterizam a síndrome. Se você tiver alguns, não se perturbe. Apenas considere que precisa mudar seu estilo de vida. Precisa treinar sua emoção para desacelerar seus pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranqüila." 

Augusto Cury

... 

sábado, 16 de março de 2013

PASSEIO PARA RIO PRETO

DIA 28/04
PASSAREMOS UM EXCELENTE DOMINGO NA POUSADA OLHO D´ÁGUA!




















PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM A SECRETARIA DA ESCOLA: (22) 2747-5239

A GALERINHA SE DELICIOU COM A PRESENÇA DO PALHAÇO PIPOQUINHA.
CHOROS & GARGALHADAS



LEMBRANCINHA DO CIRCO







CONFECÇÃO DOS TRABALHOS DO PROJETO CARAS & CORES DO BRASIL






 ÁRVORE DA DIVERSIDADE 







ABERTURA DO PROJETO CARAS & CORES DO BRASIL


 1º ANO


 
JARDIM II

VISITAÇÃO
















PROJETO ANUAL 2013

CARAS & CORES DO BRASIL

APRESENTAÇÃO
O tema escolhido “Caras e cores do Brasil” representa a necessidade da escola estar mais atenta às questões de diversidade. O MEC orienta, em suas Diretrizes para o Ensino Fundamental, que a escola elabore projetos que levantem questionamentos à respeito das diferenças, assim como, criar meios para estimular o convívio com o diferente.
Outra justificativa para sua escolha está diretamente ligada à realidade que a sociedade vive hoje. Vivemos em um mundo padronizado, onde a mídia nos impulsiona para o consumismo descontrolado, a ponto de perdermos nossa identidade para estarmos na moda. A verdade é que o modelo que nos é imposto é doloroso demais, pois, vivemos num país altamente diversificado. Por esta razão é necessário ensinar aos alunos que esses modelos são fabricados para padronização social e consumismo e que é necessário lutar contra essa descaracterização.
Diante disso  a escola precisa assumir sua função de formadora de cidadãos críticos. Levar nossos alunos à reflexão sobre a perda gradativa de sua identidade. Estimular e conhecer as diversas formas de manifestações religiosas, artísticas, etc. Discutir sobre o Bullying e criar formas de superá-lo. Para isso será necessário respeitar e valorizar as diferenças.

DESENVOLVIMENTO

O presente projeto está organizado por subtemas bimestrais com datas definidas para as culminâncias. A saber:
1º Bimestre Como encarar o Bulling
2º Bimestre Diversidade na Natureza
3º Bimestre Diversidade cultural
4º Bimestre Diversidade étnica
Antes de iniciarmos as atividades do projeto é fundamental que ele seja anunciado para toda a escola e pais dos alunos que serão convidados a participarem de todo o processo.
A abertura deverá ser solene. Com todos presentes. Sugiro que seja no início das aulas. Neste encontro será apresentado a importância do tema escolhido e como será trabalhado.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A CULMINÂNCIA
·         Peça teatral sobre meninas de cabelos lisos, cacheados, com chapinhas, etc.
·         Fantoches sobre crianças gordas e magras, altas e baixas, etc.
·         Leitura do livro Menina Bonita do Laço de Fita.
·         Documentário sobre a diversidade de plantas no Brasil.
·         Exposição de cartazes que abordem várias religiões.
·         Vídeos com entrevistas de pessoas diferentes (magras, gordas, negras, etc.).
·         Relatos de pessoas que tenham sofrido Bullying.
·         Leitura de livros que tratam de Bullying.
·         Convidar pessoas portadoras de deficiência para ministrar palestras.
·         Montar o prospecto do evento.
·         Criar o jornal da escola.
·         Desfile da diversidade.
·         Confeccionar a árvore da diversidade.
·         Exposição de comidas típicas.
·         Cantar músicas com tema de diversidade.
·         Confeccionar a árvore da impressão digital.
·         Teatro de Fábulas.
·         Jogral sobre as diferenças.
·         Releitura dos quadros de Tarsila.
·         Música de Gabriel Pensador: Racismo é burrice.
·         Levantamento de frases que discriminam os negros.
Caro professor essas sugestões serão explicadas, detalhadamente, ao longo do ano letivo. Os exemplos são para nortear o trabalho de vocês. Estejam à vontade para criar novas propostas.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer e valorizar a diversidade humana e ambiental, partindo de um processo de conhecimento e respeito das identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e à favor do respeito às diferenças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os alunos serão capazes de:
·         Conhecer diversas manifestações culturais;
·         Respeitar e conviver com as diferenças;
·         Compreender que as diferenças físicas não podem ser tratadas com discriminação;
·         Conhecer as diversidades de pessoas, plantas, animais, culturas existentes no Brasil;
·         Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade;
·         Trabalhar a construção de uma autoestima positiva no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes.

e
E                                   ELABORAÇÃO: Carla Regina Dutra

sexta-feira, 8 de março de 2013


REUNIÃO DE PAIS 07/03/2013

·         Lista de presença
·         Dinâmica
·         Escola antes e depois;
·         Objetivos da escola;
·         Número de alunos e funcionários (apontar crescimento);
·         Apresentação da Equipe “Millene”
·          Carla Regina (psicopedagoga) e Alinny na coordenação pedagógica
·         Email da coordenação pedagógica – coordenacemi@gmail.com
·         UNIFORME- A partir de 01/04 o aluno deverá ingressar na escola devidamente uniformizado (uniforme completo calçando sandália preta, que não seja de dedo, ou tênis totalmente preto). Infelizmente o aluno que não tiver devidamente uniformizado será impedido de entrar. Caso o uniforme ainda não tenha ficado pronto o aluno poderá frequentar.
·         Documentação pendente deverá ser entregue até 01/04.
·         Horário – Observar os horários tanto da entrada quanto da saída. A tolerância é de 15min.
·         AGENDA - A comunicação com o professor e avisos de Direção serão efetuados através da Agenda, sendo assim, a mesma deverá ser assinada diariamente.
·         Pagamento com desconto apenas até dia 05 de cada mês. Qualquer eventualidade deverá ser informada a secretaria da Escola, caso contrário perderá o desconto e será cobrado o valor real da mensalidade.
·         Explicar a junção da Metodologia Tradicional com a Construtivista.
·         Apresentação dos projetos CARAS E CORES DO BRASIL;  trabalharemos as tantas diferenças existentes no nosso Brasil. RODA DE LEITURA COM OS PAIS; os pais participarão da roda da leitura na sala de seu (sua) filho (a). Concurso dos Correios.
·         Mostra Pedagógica – Todo bimestre haverá uma, neste dia os trabalhos artísticos realizados pelos alunos referentes aos projetos desenvolvidos em cada bimestre serão expostos para apreciação não só dos pais, mas também da comunidade.
·         Ensino Fundamental – Os testes não são avisados, de modo que leve o aluno a estudar diariamente, pois todos os dias são enviadas para casa tarefas referentes aos conteúdos aplicados em aula. Quanto às avaliações, enviamos para casa um cronograma com as datas e os conteúdos a serem estudados.  O aluno é avaliado da seguinte forma: 30 pontos de teste, 50 pontos de avaliação, 10 pontos de interesse e participação e 10 pontos de trabalhos em grupo ou individual.
·         6º ANO – Segue as mesmas orientações de avaliação. Já temos problemas com indisciplina.
·         Educação Infantil – Nessa etapa da Educação a avaliação não é utilizada para aprovação, mas sim para análise do desenvolvimento infantil. Todas as sextas-feiras serão realizadas mini-apresentações de turmas diversificadas no horário da saída.
·          Jogos – com os jogos trabalharemos toda a parte de coordenação motora fina do aluno, além de estimulá-lo para leitura e escrita. Solicitação de material reciclado (caixas de ovos, lata de leite em pó, tampinhas de garrafas, caixinha de fósforo).
·         Plantão – (06/05) Nesse dia não tem aula. Os professores estarão na escola no horário de aula para entregar aos pais/responsáveis as atividades desenvolvidas e as dificuldades apresentadas  pelo aluno durante o bimestre.
·         CURSO DE INGLÊS – Início do curso na próxima semana turmas para alunos do 1º ao 5º ano no turno da tarde às quintas-feiras, duas horas de curso. Alunos da comunidade no turno da noite às sextas-feiras, duas horas de curso. Maiores informações na secretaria da Escola.
·         TEATRO – No dia 27/05 estaremos visitando o Trianon para assistirmos a fábula da Cigarra e a formiga às 14h e o  ingresso R$ 8,00.
·         BICICLETÁRIO – Já estamos providenciando, enquanto não chega as bicicletas deverão ser colocadas do lado de fora da escola. Pedimos a compreensão de todos para não estacionar a bicicleta no letreiro do muro, que já está arranhado.
·         Rifa ou excursão em abril?
·         Hora das sugestões e críticas



APRESENTAÇÃO DA EQUIPE "MILLENE"
 

Srs. Pais ou Responsáveis,

            Um dos principais papéis reservados à educação consiste em capacitar o indivíduo para o domínio de seu próprio desenvolvimento fornecendo-lhe, o mais cedo possível, o “ passaporte para a vida”, que lhe permitirá compreender melhor a si mesmo e aos outros para que possa participar construtivamente da vida em sociedade.
            A Educação Infantil tem como função ampliar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permitam descobrir o mundo conhecer-se, aprender a conviver, estabelecendo relações emocionais, cognitivas e sociais, de modo a conquistar sua autonomia.
            Criar, imaginar, transformar, transgredir, conhecer, experimentar, passar do real para o imaginário são atividades que devem ser priorizadas nesses primeiros anos de vida escolar.
            O Ensino Fundamental visa formar cidadãos críticos e reflexivos,  pois  vivemos em uma sociedade fortemente marcada pelo acúmulo de informações e pelos avanços tecnológicos.
            Nesta etapa de formação é indispensável atividades concretas que estimulem a elaboração de conceitos, reflexões e críticas, sendo o professor o principal mediador do processo educativo.
      
Direção: Alinny Andrade Rangel  
Coordenação Pedagógica: Alinny Andrade Rangel / Carla Regina
Pedagoga: Alessandra Tinoco
Auxiliar de Secretaria: Eurídice 

2013

OLÁ !!! 
ESTAMOS DE VOLTA COM MUITAS INFORMAÇÕES E NOVIDADES PARA 2013...
O "MILLENE" ESTÁ DE CARA NOVA!!!