sexta-feira, 30 de março de 2012

PROJETO - UMA DELÍCIA  DE PÁSCOA!

JUSTIFICATIVA


Os ovos de Páscoa têm uma tradição secular. Em 1630, os fiéis passaram a oferecer ovos aos vigários de suas paróquias. E a tradição dos ovos enfeitados existe, pelo menos desde o século IV, como comprovam escavações arqueológicas. Não se sabe ao certo quem primeiro pensou em fazer os ovos de páscoa em chocolate, mas há informações de que foram os alemães.
A idéia, no entanto, foi aprovada com entusiasmo pelos brasileiros.
Embora nosso consumo anual de chocolate no país, seja cerca de 900g/hab./ano (entre os suíços, por exemplo, é de 10 kg), por ocasião da páscoa, somos líderes absolutos no mundo inteiro.
Nosso consumo é de 50 milhões de unidades de ovos de páscoa, o que equivale mais ou menos a 100 mil toneladas de chocolate.
Por sinal que a história do chocolate também está cheia de curiosidades.
Sua matéria-prima, o cacau, foi descoberta pelos astecas, que acreditam que o Deus Qualtzalcoatl trouxera suas sementes do céu.
Cerca de 600 a . C. os maias obtinham do cacau uma bebida fria e espumosa a que chamavam Tchocolat.
Em 1802, foi aprovada por Cristovão Colombo, mas foi Fernão Cortez quem levou para a Europa o conhecimento que as tribos primitivas tinham do cacau e do chocolate.
E só no final do século XVII o chocolate, até então considerado afrodisíaco, deixou de ser um privilégio reservado para os governantes e os soldados.
Então, democratizou-se e ganhou o mundo.
Resta lembrar que a forma do ovo explica-se porque ele contém a vida e, para que a ave nasça, é preciso romper-lhe a casca.
Tal como aconteceu com Jesus Cristo na Ressurreição, quando Ele levantou a pedra do sepulcro e renasceu para sempre.

Tendo em vista essa informação, buscando através desse projeto trabalhar com os alunos organizando um trabalho dinâmico, interessante e acima de tudo interdisciplinar.

OBJETIVOS:

-          Inserir no aluno a idéia da realização do trabalho em grupo;
-          Possibilitar discussão sobre a forma correta de confeccionar o ovo de páscoa;
-          Buscar a interdisciplinaridade de conteúdos e atividades.
-          Elaboração de novas receitas.



ESTRATÉGIAS:

A oficina do Ovo da Páscoa, tem como culminância um trabalho diversificado e que deverá atingir várias atividades riquíssimas em conhecimento.
Partindo da interação de conteúdos podemos trabalhar da seguinte forma:

·         PORTUGUÊS e MATEMÁTICA:
-   Trabalhar a receita da confecção do ovo de páscoa:
-          Ingredientes: quantidade (kg, gr, litro, tamanho, etc.);
-          Preço dos ingredientes;
-          Análise da receita,
-          Forma correta da execução da mesma;
-          Relatório de como foi confeccionado os ovos, etc.
-          Estudo da ortografia de palavras ainda desconhecidas;
-          Uso do dicionário, para esclarecer algumas dúvidas, quando da interpretação da receita;
-          Resolução de problemas, envolvendo o consumo de chocolate entre as pessoas;
-          Diferença de consumo de determinados países;
-          Cotação de preço dos ovos de páscoa;
-          Produções de texto, etc.

·         ENSINO RELIGIOSO:
-          Trabalhar o significado da Páscoa em nossa vida;
-          Redigir orações referentes à Páscoa;
-          Estudo de passagens na Bíblia, onde se faz referências à Páscoa, etc.
-          Descobrir qual a relação existente entre Coelho/Ovos e Páscoa, etc.

·         EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
-          Trabalhar com confecção de fitas, cartões e embalagens para o os ovos;
-          Ornamentar a sala de aula e a escola com cartazes referentes ao trabalho realizado;
-          Desenho das diversas formas de ovo de páscoa;
-          Colagem e recortes; etc.

·         CIÊNCIAS:
-          Trabalhar a higiene do local onde se vai fazer os ovos de páscoa;
-          Fazer uma comparação entre o chocolate e os demais alimentos;
-          Discutir os problemas que o excesso de doce pode causar aos dentes e ao organismo;
-          Horário correto de se comer doces; etc.

* HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
-          Localizar no mapa (Alemanha) país onde primeiro se utilizou dos ovos de páscoa;
-          Procurar informações sobre Astecas e Maias;
-          Entender a história da origem do ovo de páscoa; etc.


RECEITA DO OVO DE PÁSCOA:

Ingrediente: Chocolate em barras.
Material usado: Forma de ovo de páscoa (tamanho médio ou pequeno), tabuleiro, papel laminado, microondas, colher.
Modo de fazer: Pique o chocolate em pedacinhos. Coloque o chocolate picado no microondas por 30 segundos, retire e mexa, depois por mais 30 até  derreter por completo. Após o chocolate ter derretido, coloque-o, ainda mole, dentro das forminhas. Coloque as forminha no congelador. Assim que endurecer, passe uma outra camada de chocolate e leve novamente ao congelador, vire as forminhas de cabeça para baixo no tabuleiro (dar uma batidinha no fundo das forminhas). Pegue uma metade e junte à outra e envolva com chocolate derretido. Deixe por alguns minutos e depois  embrulhe em papel chumbo.

Logo após, passa-se um outro papel colorido, amarrando as pontas com fitas coloridas e os cartões.

Terminando a confecção dos ovos, faz-se a distribuição entre os alunos, e aí começa a comemorar a Páscoa.

AVALIAÇÃO

Buscar a interação de conteúdos favorece muito à aprendizagem dos alunos. Através dessa prática, com o trabalho executado, esse projeto visa enriquecer todas as atividades, levando o aluno a adquirir noções de economia, higiene e até mesmo, da divisão de trabalho, ou seja, a função de cada um na confecção dos ovos.

O trabalho poderá ser realizado com classes individuais ou em parceria com outras classes, o que facilitará o trabalho, tendo as professoras com orientadoras, assistentes e facilitadoras no desempenho do projeto.

A “Escola Ideal”, é isso: levar o aluno a realizar as tarefas e compreendê-las, podendo ser capaz de levar essas informações e esse aprendizado à família e à comunidade em que vive.

Podemos afirmar, que “só se aprende a fazer, fazendo”, e cremos que, ao final, dessas atividades, os alunos estarão prontos para realizar o mesmo em casa, ou até mesmo, criar novas situações, para que possamos criar novos projetos.



FONTE DE PESQUISA: Revista Amae Educando. N.º 241- Ano XXII

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