PROJETO ANUAL 2013
CARAS & CORES DO BRASIL
APRESENTAÇÃO
O tema escolhido “Caras e cores do Brasil” representa a
necessidade da escola estar mais atenta às questões de diversidade. O MEC
orienta, em suas Diretrizes para o Ensino Fundamental, que a escola elabore
projetos que levantem questionamentos à respeito das diferenças, assim como,
criar meios para estimular o convívio com o diferente.
Outra justificativa para sua escolha está diretamente ligada
à realidade que a sociedade vive hoje. Vivemos em um mundo padronizado, onde a
mídia nos impulsiona para o consumismo descontrolado, a ponto de perdermos
nossa identidade para estarmos na moda. A verdade é que o modelo que nos é
imposto é doloroso demais, pois, vivemos num país altamente diversificado. Por
esta razão é necessário ensinar aos alunos que esses modelos são fabricados
para padronização social e consumismo e que é necessário lutar contra essa
descaracterização.
Diante disso a escola
precisa assumir sua função de formadora de cidadãos críticos. Levar nossos
alunos à reflexão sobre a perda gradativa de sua identidade. Estimular e
conhecer as diversas formas de manifestações religiosas, artísticas, etc.
Discutir sobre o Bullying e criar formas de superá-lo. Para isso será
necessário respeitar e valorizar as diferenças.
DESENVOLVIMENTO
O presente
projeto está organizado por subtemas bimestrais com datas definidas para as
culminâncias. A saber:
1º Bimestre Como
encarar o Bulling
2º Bimestre
Diversidade na Natureza
3º Bimestre
Diversidade cultural
4º Bimestre
Diversidade étnica
Antes de
iniciarmos as atividades do projeto é fundamental que ele seja anunciado para
toda a escola e pais dos alunos que serão convidados a participarem de todo o
processo.
A abertura
deverá ser solene. Com todos presentes. Sugiro que seja no início das aulas.
Neste encontro será apresentado a importância do tema escolhido e como será
trabalhado.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A
CULMINÂNCIA
·
Peça
teatral sobre meninas de cabelos lisos, cacheados, com chapinhas, etc.
·
Fantoches
sobre crianças gordas e magras, altas e baixas, etc.
·
Leitura
do livro Menina Bonita do Laço de Fita.
·
Documentário
sobre a diversidade de plantas no Brasil.
·
Exposição
de cartazes que abordem várias religiões.
·
Vídeos
com entrevistas de pessoas diferentes (magras, gordas, negras, etc.).
·
Relatos
de pessoas que tenham sofrido Bullying.
·
Leitura
de livros que tratam de Bullying.
·
Convidar
pessoas portadoras de deficiência para ministrar palestras.
·
Montar
o prospecto do evento.
·
Criar
o jornal da escola.
·
Desfile
da diversidade.
·
Confeccionar
a árvore da diversidade.
·
Exposição
de comidas típicas.
·
Cantar
músicas com tema de diversidade.
·
Confeccionar
a árvore da impressão digital.
·
Teatro
de Fábulas.
·
Jogral
sobre as diferenças.
·
Releitura
dos quadros de Tarsila.
·
Música
de Gabriel Pensador: Racismo é burrice.
·
Levantamento
de frases que discriminam os negros.
Caro professor essas sugestões serão explicadas,
detalhadamente, ao longo do ano letivo. Os exemplos são para nortear o trabalho
de vocês. Estejam à vontade para criar novas propostas.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer e valorizar a diversidade humana e ambiental,
partindo de um processo de conhecimento e respeito das identidades culturais,
com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o
preconceito e à favor do respeito às diferenças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os alunos
serão capazes de:
·
Conhecer
diversas manifestações culturais;
·
Respeitar
e conviver com as diferenças;
·
Compreender
que as diferenças físicas não podem ser tratadas com discriminação;
·
Conhecer
as diversidades de pessoas, plantas, animais, culturas existentes no Brasil;
·
Identificar
e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o
desrespeito à diversidade;
·
Trabalhar
a construção de uma autoestima positiva no educando, para que o mesmo possa
fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus
semelhantes.
e
E ELABORAÇÃO: Carla Regina Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário