sábado, 16 de março de 2013


PROJETO ANUAL 2013

CARAS & CORES DO BRASIL

APRESENTAÇÃO
O tema escolhido “Caras e cores do Brasil” representa a necessidade da escola estar mais atenta às questões de diversidade. O MEC orienta, em suas Diretrizes para o Ensino Fundamental, que a escola elabore projetos que levantem questionamentos à respeito das diferenças, assim como, criar meios para estimular o convívio com o diferente.
Outra justificativa para sua escolha está diretamente ligada à realidade que a sociedade vive hoje. Vivemos em um mundo padronizado, onde a mídia nos impulsiona para o consumismo descontrolado, a ponto de perdermos nossa identidade para estarmos na moda. A verdade é que o modelo que nos é imposto é doloroso demais, pois, vivemos num país altamente diversificado. Por esta razão é necessário ensinar aos alunos que esses modelos são fabricados para padronização social e consumismo e que é necessário lutar contra essa descaracterização.
Diante disso  a escola precisa assumir sua função de formadora de cidadãos críticos. Levar nossos alunos à reflexão sobre a perda gradativa de sua identidade. Estimular e conhecer as diversas formas de manifestações religiosas, artísticas, etc. Discutir sobre o Bullying e criar formas de superá-lo. Para isso será necessário respeitar e valorizar as diferenças.

DESENVOLVIMENTO

O presente projeto está organizado por subtemas bimestrais com datas definidas para as culminâncias. A saber:
1º Bimestre Como encarar o Bulling
2º Bimestre Diversidade na Natureza
3º Bimestre Diversidade cultural
4º Bimestre Diversidade étnica
Antes de iniciarmos as atividades do projeto é fundamental que ele seja anunciado para toda a escola e pais dos alunos que serão convidados a participarem de todo o processo.
A abertura deverá ser solene. Com todos presentes. Sugiro que seja no início das aulas. Neste encontro será apresentado a importância do tema escolhido e como será trabalhado.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A CULMINÂNCIA
·         Peça teatral sobre meninas de cabelos lisos, cacheados, com chapinhas, etc.
·         Fantoches sobre crianças gordas e magras, altas e baixas, etc.
·         Leitura do livro Menina Bonita do Laço de Fita.
·         Documentário sobre a diversidade de plantas no Brasil.
·         Exposição de cartazes que abordem várias religiões.
·         Vídeos com entrevistas de pessoas diferentes (magras, gordas, negras, etc.).
·         Relatos de pessoas que tenham sofrido Bullying.
·         Leitura de livros que tratam de Bullying.
·         Convidar pessoas portadoras de deficiência para ministrar palestras.
·         Montar o prospecto do evento.
·         Criar o jornal da escola.
·         Desfile da diversidade.
·         Confeccionar a árvore da diversidade.
·         Exposição de comidas típicas.
·         Cantar músicas com tema de diversidade.
·         Confeccionar a árvore da impressão digital.
·         Teatro de Fábulas.
·         Jogral sobre as diferenças.
·         Releitura dos quadros de Tarsila.
·         Música de Gabriel Pensador: Racismo é burrice.
·         Levantamento de frases que discriminam os negros.
Caro professor essas sugestões serão explicadas, detalhadamente, ao longo do ano letivo. Os exemplos são para nortear o trabalho de vocês. Estejam à vontade para criar novas propostas.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer e valorizar a diversidade humana e ambiental, partindo de um processo de conhecimento e respeito das identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e à favor do respeito às diferenças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os alunos serão capazes de:
·         Conhecer diversas manifestações culturais;
·         Respeitar e conviver com as diferenças;
·         Compreender que as diferenças físicas não podem ser tratadas com discriminação;
·         Conhecer as diversidades de pessoas, plantas, animais, culturas existentes no Brasil;
·         Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade;
·         Trabalhar a construção de uma autoestima positiva no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes.

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E                                   ELABORAÇÃO: Carla Regina Dutra

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